Quem Somos

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory – KLOM) é um núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O KLOM foi cadastrado oficialmente em 2011 no “Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil” – CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – National Counsel of Technological and Scientific Development) e possui diversos estudos e pesquisas em relevantes eventos e revistas científicas.

NOSSOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS:

A aprendizagem e o conhecimento geram capacidades individuais e organizacionais e se relacionam por meio de um processo iterativo, dinâmico e de reforço mútuo.  Processos de aprendizagem desenvolvem novo conhecimento, o qual pode ser  armazenado em repositórios humanos e não humanos. O conhecimento institucionalizado é parte integrante da memória organizacional. Os fluxos de assimilação e de utilização de novas aprendizagens influenciam e são influenciados pelas características da memória organizacional.

NOSSAS LINHAS DE PESQUISA:

1) Aprendizagem Organizacional

Esta linha de pesquisa busca compreender os processos de aprendizagem de indivíduos e de grupos em contextos organizacionais, assim como o processo de aprendizagem de organizações enquanto coletivos humanos. Relevante também é o contexto no qual a aprendizagem organizacional ocorre, suas variáveis antecedentes, mediadoras e consequentes. Exemplos dessas variáveis incluem recompensas organizacionais, processos psicossociais em organizações, tipos de organizações, inovação, desempenho financeiro, entre outros. As interfaces do construto da aprendizagem, especialmente no nível organizacional, com conceitos correlatos, como desaprendizagem organizacional, conhecimento organizacional, capacidades organizacionais, memória organizacional, esquecimento organizacional, gestão do conhecimento também são importantes, pois ajudam a estabelecer o foco e os graus de interdependência da aprendizagem com outros construtos. A compreensão e o aprofundamento do construto da aprendizagem em seus diferentes níveis de análise ocorrem por meio do acompanhamento do estado da arte das publicações e da realização de pesquisas empíricas sobre o tema, especialmente em organizações intensivas em conhecimento.

2) Memória Organizacional

Esta linha de pesquisa busca entender a memória organizacional (MO) como um construto interconectado aos processos de conhecimento e aprendizagem organizacional.  A ênfase é dada aos mecanismos por meio dos quais as organizações retêm e tornam disponíveis diferentes tipos de conhecimentos, os quais foram resultantes de processos de aprendizagem. Envolve várias temáticas, tais como: natureza dinâmica da MO; estudos sobre frameworks de MO, repositórios de conhecimentos e sistemas de MO; Memória em organizações geograficamente distribuídas; e MO em organizações intensivas em conhecimento.

3) Processos de Conhecimento

Esta é uma linha de pesquisa transversal às demais, uma vez que o “conhecimento” é considerado tanto um componente da memória organizacional como resultado de processos de aprendizagem. A finalidade é investigar os processos de conhecimento (p.ex. compartilhamento de conhecimentos) e a absorção de conhecimentos externos (capacidade absortiva), considerando uma abordagem multinível que inclui indivíduos, grupos, organizações e redes e outros arranjos organizacionais.

4) Processos Psicossociais em Grupos, Organizações e Redes Organizacionais

Analisa os processos humanos que caracterizam e especificam o funcionamento de grupos, organizações e redes organizacionais. Inclui processos cognitivos, afetivos e comportamentais e seus relacionamentos com variáveis organizacionais e modelos de gestão.